domingo, 17 de agosto de 2014

Papa Francisco poderá fazer mudanças em relação à doutrina da Igreja Católica sobre o divórcio, diz padre


O papa Francisco tem trabalhado numa reforma institucional na Igreja Católica a fim de reaproximar fiéis que se afastaram da denominação por conta de sua postura inflexível a respeito de muitos temas, incluindo o divórcio.
Em outubro, um Sínodo dos bispos será realizado para discutir questões ligadas à família, e de acordo com o padre Robert Sirico, é possível que aconteçam mudanças na doutrina católica sobre o divórcio.
Essas mudanças atingiriam apenas questões ligadas à anulação de casamento, que hoje é prevista apenas em casos específicos, mas não alteraria nenhuma questão sobre o matrimônio.
O padre Robert Sirico é conhecido por publicações em importantes jornais e outros veículos de imprensa nos Estados Unidos, e é visto como um dos clérigos mais bem informados sobre os bastidores do Vaticano.
“Eu suspeito que, se eles forem fazer qualquer coisa neste sínodo, eles podem querer modificar alguns dos requisitos canônicos para a anulação [do casamento]. Isso não mudaria a doutrina da igreja. Isso mudaria o procedimento para obter uma anulação. Espero que os bispos deixem mais fácil o processo de obtenção das anulações de casamentos que claramente não são matrimônios sacramentais válidos, aos olhos da Igreja”, disse o padre Sirico.
Uma das situações em que é permitida a anulação do casamento na Igreja Católica é quando os cônjuges nunca mantiveram relações sexuais, segundo o padre.
“Existem muitas pessoas que me dizem que tiveram uma cerimônia católica, mas nunca foram realmente casados em termos do que a igreja pretende. Talvez quando eles estavam se preparando para se casar, seus párocos não explicou-lhes que, se você não pretende ter filhos, você não pode se casar na igreja. Esses casamentos poderiam e deveriam ser dissolvidos, porque não são casamentos católicos reais. Há uma série de situações como essa que têm de ser esclarecidas”, pontuou o padre.
Sirico apontou que o sínodo, no entanto, não mudaria a visão da igreja de que as pessoas que se casam pela segunda vez estão vivendo em pecado: “Se, de fato, dois católicos são validamente casados, e, posteriormente, se divorciam para se casar de novo, elas são consideradas como vivendo em um estado pecaminoso. Existem algumas circunstâncias em minha experiência pastoral, no entanto, quando uma pessoa se divorciou e eles podem ter se casado novamente, mas agora eles já estão velhos e com o segundo parceiro de casamento. Se duas pessoas em tal situação já não mantém um relacionamento sexual com o segundo parceiro de casamento, então, nessas circunstâncias, e na privacidade do confessionário, o padre pode admiti-las aos sacramentos”, disse o padre Robert Sirico em entrevista ao WND.
Por fim, Sirico afirmou que é equivocado pensar que o pontífice católico é uma pessoa sem a postura adequada para conduzir os católicos: “O papa Francisco deixou claro que ele é um homem da Igreja. Ele acredita no catecismo, e isso não vai mudar. O que confunde as pessoas é que o papa Francisco é muito gentil e amoroso, especialmente para com as pessoas que estão presas em situações difíceis. Isso cria uma situação de dúvida na mente de algumas pessoas que interpretam sua gentileza como um sinal de fraqueza”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoal seja bem vindo ao blogparnaiba.blogspot.com