segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Assista a reportagem especial da Record sobre o bispo Edir Macedo e os 35 anos de fundação da Igreja Universal

A TV Record apresentou ontem, durante o programa Domingo Espetacular uma reportagem  sobre os 35 anos da Igreja Universal do Reino de Deus e as diretrizes implementadas por seu fundador, o bispo Edir Macedo.
O vídeo apresenta a IURD como “um dos maiores movimentos cristãos da atualidade” e destaca que foram necessários cinco meses de produção para que a reportagem fosse concluída.

O Início

A reportagem de mais de uma hora se inicia falando sobre o começo da Universal, com uma breve introdução a respeito da conversão de Edir Macedo e sua carreira como funcionário público.
Neste trecho da reportagem, é apresentado o coreto onde Macedo iniciou suas pregações e o local onde foi aberto o primeiro templo da denominação, uma antiga funerária. A parceria do bispo com R. R. Soares no início de seu ministério foi omitida pela produção da reportagem.
Há ainda uma menção ao casamento de Edir Macedo com sua esposa, Ester, e suas filhas, além do filho adotado posteriormente. De acordo com a reportagem, o empenho e direcionamento dado pelo bispo a seu ministério, enfatizando curas, se deu por causa de um problema de saúde que uma de suas filhas possuía.
O “Raio-X da Igreja Universal” afirmou ainda que para Edir Macedo, o exercício da fé deve ser racional, com capacidade de avaliar, julgar e escolher.

Trilogia de Edir Macedo

A reportagem fez também uma longa menção ao livro que o bispo Edir Macedo escreveu contando detalhes de sua vida e ministério, como a passagem pela cadeia, nos anos 1990. O livro, intitulado “Nada a perder”, e o primeiro de três, e foi publicado pela Editora Planeta.

Universal no exterior

O Domingo Espetacular mostrou uma espécie de relatório das principais atividades desenvolvidas pela denominação nos quase 200 países em que está presente, como Letônia, Rússia, Grécia, Costa do Marfim, Luzemburgo, Romênia, Jamaica, Inglaterra, Portugal, França, Austrália, México, Argentina, Equador, Itália, China, Japão e África do Sul, por exemplo.
A presença da igreja nos Estados Unidos foi destacada, e revelando a presença no país há 26 anos, com 190 templos, e destaque para a maior cidade do mundo, Nova York, que possui 6 templos com cultos em inglês e 11 templos em que a celebração é feita em espanhol.

Trabalho social no exterior

Dentre os trabalhos missionários e evangelísticos da Universal, a reportagem selecionou alguns casos ilustrativos, como uma igreja ribeirinha, montada numa construção de palafitas, no interior do Pará.
O destaque do trabalho social no exterior foi grande, com casos de países como Moçambique, Filipinas e Tanzânia.
Em Moçambique, as ações da denominação contam com voluntários, que distribuem alimentos, brinquedos e demais artigos de primeira necessidade. O país possui mais de 1,6 milhão de órfãos, que perderam seus pais por causa do vírus HIV ou por abandono. Como exemplo, a reportagem mostrou dois casos de crianças que vivem só. Em uma delas, o garoto mais velho cuida dos três irmãos sozinho, após a morte do pai e do abandono da mãe. O segundo caso apresentou dois irmãos que cuidam um do outro, sozinhos, num cômodo. Neste país, a denominação desenvolve ainda uma atividade de teatro nos hospitais, com apresentações e orações por crianças enfermas.
Nas Filipinas, foi destacado o trabalho de ajuda humanitária realizado pela IURD após os tufões de 2009, que deixou milhões de desabrigados, além da expansão da igreja no país.
Os trabalhos da denominação na Tanzânia envolvem o combate à perseguição a Albinos, uma tradição no país majoritariamente de negros. A perseguição a albinos envolve superstição, assassinato e venda de órgãos de albinos para curandeiros que acreditam que poderão obter saúde, sorte, riqueza com eles.
As atividades também envolvem apoio e orientação aos familiares de albinos, com distribuição de suprimentos e roupas.

Evangelismo e Missões

A abertura de templos na Índia, e batismo de fiéis no país, que possui inúmeros deuses e possui população majoritariamente de confissão hindu, foi mostrada na reportagem como um desafio, pois no país, cristãos são perseguidos.
O exemplo apresentado foi o de um templo aberto pela igreja em Mumbai, a maior cidade do país. Lá a IURD abriu um templo num imóvel localizado em cima de um templo hindu, onde os cultos ocorrem ao mesmo tempo em que as celebrações dos adeptos do hinduísmo acontecem embaixo.
No Brasil, o trabalho da Força Jovem, que envolvem alfabetização, distribuição de sopa para moradores de rua, além das ações do Instituto Ressoar e a Fazenda Nova Canaã, foram destacados como exemplo de evangelismo e trabalho social que a Universal desenvolve.
Na fazenda Nova Canaã, foi destacada a oferta de trabalho, escola, moradias, consultas médicas e odontológicas, e transporte.

Templo de Salomão

O encerramento da reportagem apresentou o projeto do megatemplo que vem sendo construído pela denominação no bairro do Brás, em São Paulo, além de depoimentos de fiéis e operários da obra, que exaltaram a grandiosidade da edificação.
Confira no vídeo abaixo a íntegra da reportagem “Raio-X da Igreja Universal” apresentada pelo programa Domingo Espetacular sobre os 35 anos de fundação da denominação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoal seja bem vindo ao blogparnaiba.blogspot.com