domingo, 2 de dezembro de 2012

Igrejas usam ideias criativas para aproximar os fiéis e celebrar o Natal com solidariedade ao próximo

Na Inglaterra, igrejas estão desenvolvendo estratégias para fazer com que os fiéis se envolvam em atividades ligadas ao Natal, nos dias que antecedem a comemoração.
A Igreja St. James, em Emsworth, promoverá 24 atividades diferentes nos 24 dias que antecedem o Natal. Entre as propostas do “Calendário de Aventura Emsworth”, estão previstas coleta de comida para a assistência social local, redação de dedicatórias para cartões de Natal que serão enviados a pessoas solitárias, cantatas, festa do chá, festa à fantasia para crianças, entre outros.
Já na Igreja Holy Rood, em Stubbington, a comunidade poderá assistir a uma peça de teatro que reproduzirá o nascimento de Jesus, com os personagens Maria, José, anjos, pastores e os três reis magos. As crianças poderão ter contato com animais de verdade no estábulo preparado pela igreja.
A diversidade de programação para os cristãos comemorarem o Natal na Inglaterra envolve ainda, uma trilha de ovelhas. Fiéis da Igreja de St. Cuthbert usaram as lãs de doze ovelhas para costurar roupas que foram escondidas na comunidade. A missão das famílias que fazem parte da igreja é descobrir onde as peças de roupa foram escondidas.
Na região de Alverstoke, a Igreja St Mary promoverá, entre os dias 7 a 9 de dezembro, o Festival da Árvore de Natal, com cinco grandes árvores decoradas por diferentes grupos da comunidade. Durante os três dias, estão previstas apresentações de mais de 500 artistas, entre músicos e cantores. Essa iniciativa, segundo a reportagem do site Christian Today, já está em sua quarta edição, e no último ano, recebeu mais de 2.500 visitantes.
A mesma estratégia vem sendo usada pela igreja All Saints, da cidade de Catherington. Os fiéis da comunidade poderão participar de um Festival da Árvore de Natal e também do Festival do Berço, nos dias 7 e 8 de dezembro. Além das atrações, o espírito natalino de solidariedade é incentivado entre os membros da igreja, que são convidados a ajudarem pessoas em necessidade, além de desenvolverem ações junto a moradores de rua.
A Igreja All Saints oferta ainda, a possibilidade dos fiéis comprarem vales-presente para abençoarem pessoas em dificuldades financeiras, que de outra forma, não poderiam celebrar o Natal. Os vales-presentes são repassados a instituições de caridade locais, para que estas distribuam entre as pessoas que fazem parte de seus cadastros.
O líder da Igreja de St Mary, Canon Bob White, afirmou que é importante que mais comunidades desenvolvam ações desse tipo, pois elas servem para juntar os fiéis e também ajudar os necessitados: “Com a situação econômica difícil, cada vez mais pessoas estão desabrigadas ou vivendo em alojamento temporário e não têm dinheiro”, afirmou ele. “Nós recebemos um maravilhoso retorno das pessoas, que se sentem felizes por fazer a diferença, e poderem manifestar sua generosidade a tantas pessoas que muitas vezes não recebem outros presentes no Natal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoal seja bem vindo ao blogparnaiba.blogspot.com